sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeMEIO AMBIENTEForças Armadas destroem pista de pouso usada por garimpeiros na Terra Yanomami

Forças Armadas destroem pista de pouso usada por garimpeiros na Terra Yanomami

A Operação “Flecha Noturna IV”, conduzida pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II entre 9 e 13 de julho, resultou na destruição da pista de pouso clandestina conhecida como “Rangel”, na região de Kayanaú, dentro da Terra Indígena Yanomami.

A missão, voltada ao combate ao garimpo ilegal, contou com apoio das Forças Especiais do Exército, que atuaram sob condições de selva fechada e pouca visibilidade.  Além da pista, estruturas de apoio logístico foram destruídas.

Para evitar que a pista fosse reativada, o Exército utilizou carga explosiva cinco vezes maior que o padrão. O deslocamento de militares e equipamentos foi feito com aeronaves H-60 Black Hawk (FAB) e UH-15 Super Cougar (Marinha).

A operação envolveu mais de 20 militares, além de equipes de planejamento do Estado-Maior Conjunto. O objetivo foi desarticular uma das principais rotas aéreas utilizadas por garimpeiros, dificultando a atividade ilegal na região.

A iniciativa faz parte da Operação Catrimani II, uma força-tarefa coordenada pela Casa de Governo de Roraima que reúne órgãos de Segurança Pública e Forças Armadas, em resposta à Portaria GM-MD nº 5.831/2024.

As ações visam combater ilícitos transfronteiriços, crimes ambientais e atividades de garimpo na terra indígena.

Com informações de Aeroin

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade