sexta-feira, agosto 15, 2025
spot_img
HomeJUSTIÇAServidora da PF obtém reconhecimento de tempo federal em Roraima e mantém...

Servidora da PF obtém reconhecimento de tempo federal em Roraima e mantém aposentadoria com anuênios

O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu como tempo de serviço federal o período de 1984 a 1995 em que uma servidora da Polícia Federal trabalhou no então território de Roraima. A decisão assegura à servidora o direito ao adicional de 14% por tempo de serviço e reverte um entendimento anterior que havia considerado sua aposentadoria ilegal.

O acórdão reformado havia entendido que o tempo teria sido prestado ao Estado de Roraima, criado em 1988, e não à União. A servidora recorreu com pedido de reexame, argumentando que, até a transformação em estado, a gestão administrativa era federal, conforme previsto na Constituição.

O TCU acatou os argumentos e reconheceu a natureza federal do vínculo, alinhando-se a precedentes recentes da própria Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão também reiterou que o ato de aposentadoria só se valida com o registro do TCU, como estabelece o artigo 71, inciso III, da Constituição Federal.

A defesa da servidora foi conduzida pelo advogado Pedro Rodrigues, que celebrou a decisão como um marco de justiça aos servidores que atuaram nos extintos territórios federais.

“É uma decisão que reafirma direitos e protege o histórico funcional dos servidores públicos”, disse.

Com informações de migalhas.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade