quinta-feira, agosto 14, 2025
spot_img
HomeRORAIMALevantamento revela que imóveis habitados são principais criadouros do Aedes em Boa...

Levantamento revela que imóveis habitados são principais criadouros do Aedes em Boa Vista

Um novo levantamento da Prefeitura de Boa Vista revelou que casas e comércios são os principais focos de proliferação do Aedes aegypti na capital. Segundo o 3º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2025, 93,7% das 799 amostras positivas estavam dentro de imóveis ocupados, enquanto apenas 6,3% foram identificadas em terrenos baldios.

Os principais criadouros incluem recipientes como vasos de plantas, pingadeiras de centrais de ar, tigelas de animais e pneus abandonados. A prefeitura alerta que, com a combinação de dias quentes e chuvas intensas, o risco de proliferação aumenta.

A pesquisa também identificou 455 focos de Aedes albopictus, o mosquito-tigre-asiático, igualmente perigoso por transmitir dengue, zika e chikungunya. Boa Vista foi classificada como de alto risco para transmissão.

Entre os bairros com maior número de focos estão: Dr. Silvio Leite, Alvorada, Jardim Caranã, União, Piscicultura e Santa Tereza. Esses locais receberão reforço nas ações de combate com visitas porta a porta dos agentes.

“A mudança de abordagem prevê o trabalho por zonas e reforçamos o pedido para que os moradores recebam os agentes e permitam a vistoria nas casas”, afirmou Paulo Linhares, superintendente de Vigilância em Saúde.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade