sábado, agosto 16, 2025
spot_img
HomePolíticaTSE retoma, após um ano, julgamento que pode cassar mandato de Denarium

TSE retoma, após um ano, julgamento que pode cassar mandato de Denarium

Depois de mais de um ano de paralisação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará em 26 de agosto o julgamento que pode levar à cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e de seu vice, Edilson Damião (Republicanos).

A análise havia sido iniciada em agosto de 2024, com a apresentação das manifestações da defesa e da acusação, mas foi interrompida antes que qualquer ministro votasse. Desde então, o caso permaneceu sem movimentação até a nova data ser marcada.

Denarium foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Segundo a Justiça Eleitoral local, ele usou programas sociais lançados em ano de eleições, como o “Cesta da Família” e o “Morar Melhor”, para obter vantagem política.

Além disso, o TRE apontou transferências fora do padrão no valor de R$ 70 milhões para municípios com decreto de emergência. A Corte considerou a medida como uso indevido de recursos públicos para fins eleitorais.

A decisão regional determinou a perda dos mandatos, a inelegibilidade de Denarium por oito anos e a convocação de novas eleições. O governador recorreu e permanece no cargo até o julgamento final.

Em nota, Denarium declarou confiar na Justiça Eleitoral e disse que aguarda com tranquilidade o resultado, ressaltando os resultados positivos de sua gestão e o apoio popular.

Com informações da CNN Brasil

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade