domingo, dezembro 7, 2025
Google search engine
HomeGERALCirurgia inédita realizada no HGR previne linfedema em pacientes com câncer de...

Cirurgia inédita realizada no HGR previne linfedema em pacientes com câncer de mama

O Hospital Geral de Roraima (HGR), em parceria com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon-RR), realizou uma cirurgia inédita no Estado voltada à prevenção do linfedema — complicação comum em pacientes que passam por mastectomia com esvaziamento axilar.

A técnica utilizada foi a anastomose linfovenosa, uma microcirurgia que permite o redirecionamento da linfa para vasos do sistema venoso, evitando o acúmulo do líquido nos membros superiores. A inovação representa um marco para a rede pública de saúde de Roraima e visa melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos.

A cirurgia foi conduzida pela equipe da Unacon-RR, unidade referência em oncologia no Estado, que oferece tratamento integral a pacientes adultos. A médica responsável, Tálita Sposito, explicou que o procedimento é indicado para pessoas com risco elevado de desenvolver linfedema, principalmente após cirurgias radicais.

“O edema causa dor, sensação de peso, formigamento e atrapalha nas tarefas diárias. Com a anastomose linfovenosa, conseguimos prevenir esse quadro e melhorar significativamente a recuperação do paciente”, disse Sposito.

Além de prevenir o linfedema, a expectativa é de que a técnica seja estendida a outras cirurgias que envolvem a desconexão dos linfonodos, como em membros inferiores. A iniciativa reforça o compromisso da Unacon em oferecer tratamentos atualizados e humanizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade