Boa Vista vai receber um dos maiores investimentos em educação infantil já realizados em sua história. A prefeitura firmou nesta semana, em Brasília, um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar uma parceria público-privada (PPP) que prevê a construção de até 34 escolas de ensino infantil.
O projeto está em fase inicial, com previsão de leilão para o começo de 2026. A empresa de consultoria Ernst & Young será responsável pelos estudos técnicos. Pelo modelo adotado, a iniciativa privada cuidará da construção, manutenção e conservação dos prédios, enquanto a prefeitura continuará responsável pela parte pedagógica.
“Essa é a primeira vez que Boa Vista adota uma PPP. O objetivo é ampliar as vagas e garantir que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade. A parceria vai permitir investimentos sem comprometer o orçamento do município”, explicou o prefeito Arthur Henrique (MDB).
O plano é atender à crescente demanda por vagas na educação infantil, especialmente em função do aumento populacional da capital. Atualmente, Boa Vista é uma das capitais com maior crescimento demográfico do país.
Desde 2021, a Prefeitura de Boa Vista já entregou mais de 30 escolas e creches entre construções e ampliações. Atualmente, outras quatro unidades estão em fase final de obras, e mais seis escolas integram um novo pacote de construções anunciado recentemente.