O grupo J&F, controlado pelos irmãos Batista, protocolou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um pedido para adquirir 100% da Roraima Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o Estado. O processo foi apresentado por meio da Futura Venture Capital Participações, empresa da holding.
A Roraima Energia pertence atualmente ao grupo Oliveira Energia, que sinalizou interesse em desinvestir do setor. No documento, a J&F afirma que a aquisição é parte de uma estratégia de expansão no mercado elétrico, e defende que a operação não apresenta riscos concorrenciais.
“A operação proposta representa uma boa oportunidade para a expansão das atividades do Grupo J&F no setor elétrico, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a sua maior eficiência como um todo no país. Para o Grupo Oliveira Energia, a operação está alinhada aos seus planos de desinvestimento”, afirma o texto enviado ao Cade.
Segundo a holding, a atividade da J&F no setor se concentra na geração e comercialização de energia, enquanto a Roraima Energia atua apenas na distribuição. Essa distinção de atuação, segundo a empresa, reduz qualquer possibilidade de impacto negativo na concorrência.
O grupo também destacou que, mesmo com a aquisição, sua participação no mercado nacional de distribuição não ultrapassará 3%. Já nos segmentos de geração e comercialização, o percentual atual da J&F está abaixo de 30%.
A J&F atua no setor energético por meio da Âmbar Energia, com capacidade instalada de 4,1 gigawatts. Em 2024, o grupo adquiriu 12 usinas termelétricas da Eletrobras e assumiu o controle da Amazonas Energia, distribuidora que atende o Amazonas.
Com informações do Valor Econômico