O “Selo UNFPA Roraima e Boa Vista”, iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas que busca apoiar gestões locais no fortalecimento de políticas públicas para a saúde reprodutiva e a igualdade de gênero, foi lançado no Estado, conforme informações divulgadas nesta terça-feira (7).
A proposta é acelerar, até 2030, o alcance de metas globais como a redução de mortes maternas evitáveis, o atendimento pleno de planejamento familiar e o enfrentamento da violência baseada em gênero. A ação tem apoio da Embaixada da França.
O lançamento reuniu representantes do governo estadual, da Prefeitura de Boa Vista e de agências da Organização das Nações Unidas (ONU). O selo prevê três anos de capacitações, planos estratégicos e acompanhamento de indicadores relacionados à saúde da mulher e atendimento social.
“A ideia é qualificar as equipes de saúde e assistência social para melhorar o atendimento, tanto da população local quanto migrante”, explicou Caio Oliveira, representante do UNFPA no Brasil.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vanderly Nascimento, em Boa Vista, onde se concentram atendimentos de migrantes da Operação Acolhida, será uma das beneficiadas. A gerente Sheila Albuquerque disse que a parceria fortalece o atendimento.
“As ações educativas trazem mais segurança aos profissionais, especialmente no cuidado com gestantes e uso de contraceptivos”, afirmou.