segunda-feira, novembro 24, 2025
Google search engine
HomePolíticaInvestigação aponta fuga de Ramagem por Roraima para Guiana ou Venezuela durante...

Investigação aponta fuga de Ramagem por Roraima para Guiana ou Venezuela durante julgamento de golpe

A Polícia Federal (PF) investiga a fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que, segundo apurações confirmadas à TV Globo, pode ter deixado o Brasil clandestinamente por Roraima e seguido para a Guiana ou Venezuela. A saída ocorreu em setembro, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julgava o núcleo central da tentativa de golpe de 2022.

A PF identificou que o parlamentar viajou de avião até Boa Vista e, em seguida, seguiu por estrada até a fronteira norte usando um carro alugado. A suspeita se fortaleceu após a Câmara dos Deputados confirmar que ele não registrou qualquer viagem internacional, procedimento obrigatório para parlamentares com restrições judiciais.

No mesmo mês, a Primeira Turma do STF condenou Ramagem a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão. Os ministros concluíram que, quando dirigiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Jair Bolsonaro, ele utilizou a estrutura do órgão para monitorar adversários políticos e reforçar ataques infundados ao sistema eleitoral.

A sentença proibia o deputado de sair do país e determinava a entrega do passaporte, além de outras medidas cautelares. Com as evidências de evasão, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a prisão preventiva, medida que já estava encaminhada antes de o PSOL formalizar pedido semelhante. O partido também cobrou ações para localizar o deputado fora do país.

Outro indício analisado pela PF é o pedido feito por Ramagem, na terça-feira (18), de um aparelho telefônico com roaming internacional para participar remotamente da votação do Projeto de Lei Antifacção. Apesar disso, o regimento veda o exercício do mandato a partir do exterior. Documentos mostram ainda que ele participou de votações usando atestados médicos de afastamento entre setembro e dezembro.

A Câmara informou desconhecer qualquer deslocamento oficial. Com a ordem de prisão expedida, a PF trabalha para localizar o deputado e avalia acionar autoridades dos países vizinhos caso se confirme sua entrada na Guiana ou na Venezuela.

Com informações de InfoMoney

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade