sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeDIREITOS HUMANOSAssembleia Legislativa cria sala de apoio emocional para crianças afetadas por violência...

Assembleia Legislativa cria sala de apoio emocional para crianças afetadas por violência doméstica

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) inaugurou, na sexta-feira (28), um novo espaço de atendimento voltado a crianças de 5 a 11 anos expostas à violência doméstica. A sala “Cuidar para Curar” funcionará na Secretaria Especial da Mulher, no bairro Aparecida, e oferecerá escuta especializada e acompanhamento psicológico.

A iniciativa busca reduzir impactos emocionais e fortalecer o desenvolvimento das crianças atendidas. O atendimento será realizado por psicólogos e assistentes sociais treinados para lidar com situações sensíveis.

A deputada Joilma Teodora (Podemos), secretária Especial da Mulher, explicou que o espaço foi preparado para garantir acolhimento adequado.

“Essa sala foi feita com muito carinho para atender crianças que apresentam algum trauma”, afirmou. “Nosso compromisso é oferecer cuidado humanizado e fortalecer emocionalmente essas famílias”, completou.

A juíza Suelen Alves, do 1º Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, destacou que a ação aproxima instituições e amplia a proteção.

“Esse projeto veio para somar, é necessário ter esse olhar para as crianças”, disse. Ela lembrou que a parceria entre o Tribunal de Justiça e o Chame já tem histórico consolidado. “Esse novo projeto amplia ainda mais esse cuidado”, afirmou.

Segundo a diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, até 20 crianças serão atendidas com agendamento prévio.

“Dez crianças já estão cadastradas e receberão acompanhamento semanal com equipe multidisciplinar”, informou.

As atividades envolvem sessões individuais, oficinas, grupos terapêuticos e arteterapia quando possível. Também serão realizadas visitas domiciliares e encaminhamentos à rede de assistência.

Os profissionais envolvidos serão capacitados para evitar práticas que possam revitimizar as crianças. As ações seguem princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê prioridade absoluta na proteção de menores em situação de violência.

A ALERR, por meio da Secretaria Especial da Mulher e do Chame, mantém serviços psicológicos e jurídicos para vítimas, além de programas de reeducação para autores de violência. Outro projeto em funcionamento é o Grupo Terapêutico Flor de Lótus, que promove autoestima e autoconhecimento. As inscrições podem ser feitas pelo ZapChame: (95) 98402-0502.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade