A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu 1º de janeiro como a data de interligação de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão foi tomada nesta terça-feira (9), durante reunião pública da diretoria.
Apesar de a infraestrutura principal estar concluída — com a Linha de Transmissão Manaus–Boa Vista finalizada e integrando o último estado que permanecia isolado —, a Aneel apontou uma série de exigências que ainda precisam ser cumpridas pelos agentes do setor elétrico.
Entre as pendências estão a implantação completa dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMF), ajustes e formalização de contratos de uso dos sistemas de transmissão e distribuição, entrega de modelos matemáticos e relatórios técnicos, além de divergências em características autorizadas de algumas usinas, como a UTE Jaguatirica II. Todos esses itens devem ser regularizados até 30 de junho de 2026.
A Aneel também destacou que os agentes precisam concluir a adesão e o cadastramento na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O não cumprimento das exigências pode resultar em penalidades, incluindo suspensão da operação comercial.
Enquanto isso, Roraima seguirá sob regulamentação própria dos sistemas isolados, conforme a Portaria MME nº 258/2013. A agência estabelecerá regras transitórias para tratar a energia transferida do SIN para Boa Vista.
A interligação deve permitir o desligamento gradual das usinas térmicas, o que representa redução de custos para o sistema elétrico brasileiro, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).



