segunda-feira, dezembro 22, 2025
Google search engine
HomeGERALExército confirma envio de um dos blindados mais poderosos da América do...

Exército confirma envio de um dos blindados mais poderosos da América do Sul para Boa Vista

Roraima será um dos primeiros estados brasileiros a receber o blindado Centauro II-BR, considerado o mais poderoso veículo de combate de cavalaria da América do Sul. Doze unidades do equipamento serão incorporadas ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista.

A decisão integra o processo de modernização do Exército Brasileiro e foi anunciada pelo comandante da Força, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, durante cerimônia militar em São Paulo. O blindado é fabricado pelo Consórcio Iveco-OTO Melara e possui canhão de 120 milímetros, com alto poder de fogo e mobilidade.

O 18º RC Mec pertence à 1ª Brigada de Infantaria de Selva e já recebeu reforços expressivos entre 2023 e 2024, durante a crise envolvendo a disputa pela região de Essequibo. Nesse período, a unidade recebeu 32 viaturas blindadas leves multitarefas Guaicuru, oito blindados Guarani, seis blindados Cascavel, além de viaturas não blindadas e sistemas de mísseis antiaéreos RBS 70 e mísseis anticarro Max 1.2.

O contrato prevê a compra de 98 Centauros pelo Brasil. Além de Roraima, a outra unidade priorizada para receber o equipamento será a 11ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, no interior de São Paulo, que também ficará com 12 blindados.

Com informações do Estadão

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade