Roraima será um dos primeiros estados brasileiros a receber o blindado Centauro II-BR, considerado o mais poderoso veículo de combate de cavalaria da América do Sul. Doze unidades do equipamento serão incorporadas ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista.
A decisão integra o processo de modernização do Exército Brasileiro e foi anunciada pelo comandante da Força, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, durante cerimônia militar em São Paulo. O blindado é fabricado pelo Consórcio Iveco-OTO Melara e possui canhão de 120 milímetros, com alto poder de fogo e mobilidade.
O 18º RC Mec pertence à 1ª Brigada de Infantaria de Selva e já recebeu reforços expressivos entre 2023 e 2024, durante a crise envolvendo a disputa pela região de Essequibo. Nesse período, a unidade recebeu 32 viaturas blindadas leves multitarefas Guaicuru, oito blindados Guarani, seis blindados Cascavel, além de viaturas não blindadas e sistemas de mísseis antiaéreos RBS 70 e mísseis anticarro Max 1.2.
O contrato prevê a compra de 98 Centauros pelo Brasil. Além de Roraima, a outra unidade priorizada para receber o equipamento será a 11ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, no interior de São Paulo, que também ficará com 12 blindados.
Com informações do Estadão



