sábado, janeiro 31, 2026
Google search engine
HomeGERALCom taxa de 78 casos por 100 mil habitantes, Roraima lidera registros...

Com taxa de 78 casos por 100 mil habitantes, Roraima lidera registros de desaparecimento em 2025

Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça, colocam Roraima como o estado com a maior taxa proporcional de pessoas desaparecidas do Brasil em 2025. Foram registrados 78,1 casos a cada 100 mil habitantes.

Em nível nacional, o ano terminou com 84.760 registros de desaparecimento, o maior número da série histórica. O total representa um aumento de 4,1% em relação a 2024. A taxa média do país ficou em 39,7 ocorrências por 100 mil habitantes.

No ranking proporcional, Roraima é seguido pelo Distrito Federal, que registrou 74,6 casos por 100 mil habitantes, e pelo Rio Grande do Sul, com 67,7. Já nos números absolutos, estados mais populosos concentram a maior quantidade de registros, como São Paulo, com 20.546 casos, Minas Gerais, com 9.139, e o Rio Grande do Sul, que contabilizou 7.611 ocorrências.

O levantamento evidencia desigualdades regionais. Enquanto Roraima aparece no topo, Mato Grosso do Sul teve o menor índice do país, com 12,9 casos por 100 mil habitantes, além de queda no número de registros em comparação ao ano anterior.

Segundo especialistas, a diferença entre os estados pode estar associada a fatores como a capacidade das polícias civis, a forma de coleta e consolidação dos dados e as políticas públicas voltadas à localização de desaparecidos. Alguns estados ainda não haviam enviado informações completas referentes ao mês de dezembro até o encerramento do balanço.

O Ministério da Justiça destaca que o registro de desaparecimento deve ser feito imediatamente, sem a necessidade de aguardar 24 horas, para aumentar as chances de localização.

Com informações de ac24horas

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade