quarta-feira, fevereiro 11, 2026
Google search engine
HomeCIDADESForça Nacional tem atuação prorrogada por 90 dias em terra indígena Pirititi,...

Força Nacional tem atuação prorrogada por 90 dias em terra indígena Pirititi, em Roraima

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta terça-feira (10), a prorrogação por 90 dias da atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena Pirititi, localizada em Rorainópolis, sul de Roraima. A medida emergencial visa proteger os povos indígenas isolados e reforçar fiscalizações em uma área com histórico de invasões e crimes ambientais.

Nos últimos anos, fiscalizações identificaram extração ilegal de madeira, abertura de ramais clandestinos, avanço de pastagens e circulação de equipamentos pesados. Em 2025, a FNSP já havia atuado no local após focos de incêndio.

A terra indígena possui cerca de 40 mil hectares de floresta amazônica e está sob regime de restrição de uso da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os povos acompanhados desde a década de 1980 dependem da caça, pesca, coleta e agricultura de subsistência. O órgão alerta que qualquer contato não autorizado representa alto risco de surtos de doenças e impactos sociais e culturais irreversíveis.

A portaria destaca que a atuação da Força Nacional incluirá patrulhamento do território, proteção das frentes de fiscalização e apoio ao controle de acesso, em articulação com a Polícia Federal e órgãos de segurança pública do estado.

Com informações do Metrópoles

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade