domingo, dezembro 7, 2025
Google search engine
HomeAMAZÔNIAOperação destrói 11 pistas de pouso usadas em garimpos na Terra Yanomami,...

Operação destrói 11 pistas de pouso usadas em garimpos na Terra Yanomami, em Roraima

Com a finalidade de oprimir a logística do garimpo ilegal e coibir os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami (TIY), tropas da Operação Catrimani II destruíram, entre 3 e 7 de julho, 11 pistas para uso de aeronaves na região de Campos Novos, no Sul de Roraima. As informações foram divulgadas pelo Exército nesta terça-feira (9).

Em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, a missão aconteceu em conjunto, contando com as Forças Armadas, Força Nacional e o Ibama.

De acordo com o Exército, após o trabalho de inteligência, militares do Comando Conjunto Catrimani “atuaram diuturnamente para inutilização das 11 pistas”. “A dificuldade imposta pelo ambiente amazônico causou contratempos logísticos superados pelas equipes”, destacou a instituição.

O combate ao garimpo contou com um total de quatro viaturas de Engenharia, especializadas e de grande porte, entre elas, uma escavadeira que auxiliou na demolição das pistas, as quais foram inutilizadas por meio de “cortes” (valas profundas), feitos a cada cem metros e com profundidades de até dois metros, impedindo que qualquer aeronave pouse nos locais. As pistas foram destruídas em ordem de prioridade, conforme planejamento conjunto com o Ibama.

Desde abril, a Operação Catrimani II já fez mais de duas mil abordagens na Terra Indígena Yanomami, com o objetivo de prevenir e reprimir atividades de garimpo ilegal, combater crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços.

Em junho, os militares fizeram uma desintrusão em um dos garimpos ilegais localizado na região de Xitei, próximo à Surucucu.

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

Com informações do Exército Brasileiro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade