sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeRORAIMASesau confirma 2º caso de febre amarela em Roraima com origem na...

Sesau confirma 2º caso de febre amarela em Roraima com origem na Guiana e discute controle da doença com país vizinho

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e membros de equipes técnica do município de Bonfim, no norte de Roraima, e da Guiana vão se reunir para debater um plano de ações de controle da febre amarela na região de fronteira após a confirmação de um segundo caso do tipo silvestre, neste ano, no Estado.

Trata-se de um paciente de 13 anos, residente da comunidade de Awarewanau Village, no país vizinho.

Segundo informações do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, ele manifestou os primeiros sintomas compatíveis com a doença em 30 de setembro, sendo transferido de uma unidade hospitalar em Lethem para o Hospital Geral de Roraima (HGR).

A confirmação pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR) ocorreu em 11 de outubro. O adolescente encontra-se em tratamento, com bom estado clínico, sob os cuidados da equipe de infectologia do HGR.

“A equipe prontamente organizou todo o protocolo de manejo deste paciente, incluindo a notificação e coleta de exames. Após isso, ele foi para a UTI e está respondendo bem ao tratamento”, ressaltou a gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, Rosângela Santos.

O primeiro caso de febre amarela silvestre deste ano foi identificado em março. O paciente, de 17 anos, morador de uma região próxima à cidade de Lethem, foi tratado e acompanhado pelos profissionais do HGR, seguindo todos os protocolos previstos pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), recebendo alta após cura.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade