domingo, dezembro 7, 2025
Google search engine
HomeMEIO AMBIENTEForças Armadas destroem dois aeródromos clandestinos usados por garimpeiros na Terra Yanomami

Forças Armadas destroem dois aeródromos clandestinos usados por garimpeiros na Terra Yanomami

O Comando Conjunto Catrimani II interditou dois aeródromos clandestinos, utilizados por garimpeiros, na Terra Indígena Yanomami (TIY), entre a noite de segunda (16) e a tarde de terça-feira (17). As informações foram divulgadas pelo Exército nesta sexta (20).

Os alvos foram as pistas Couto Magalhães e Valmor, na área conhecida como “Garimpo do Rangel”. As detonações das pistas com explosivos tiveram como objetivo reduzir a capacidade logística da mineração ilegal na região.

As tropas utilizaram equipamentos especiais para o reconhecimento e monitoramento dos alvos, mantendo a continuidade das operações durante todo o período noturno. 

Apesar do difícil acesso, os militares foram infiltrados no local por helicóptero com a técnica de descida rápida por cordas, em que não é necessário o pouso da aeronave. 

A operação Flecha Noturna II envolveu militares das três Forças Armadas, que estabeleceram a vigilância e reconhecimento da área, a segurança do local de desembarque, preparação do material explosivo, detonações do primeiro alvo durante a noite, prosseguimento para o segundo alvo, as detonações do segundo durante o dia e o retraimento. 

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no estado de Roraima, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade