domingo, dezembro 7, 2025
Google search engine
HomeBRASILInsegurança alimentar no Brasil cai, mas fome ainda afeta 14,3 milhões

Insegurança alimentar no Brasil cai, mas fome ainda afeta 14,3 milhões

Relatório divulgado nesta quarta-feira (24) aponta melhora nos indicadores da fome no Brasil, em 2023. Segundo o documento, 39,7 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar moderada entre 2021 e 2023, o que significa que tiveram alguma dificuldade de acesso a alimentos. Entre 2020 e 2022, esse número era de 70,3 milhões.

Os brasileiros vítimas da insegurança alimentar grave, ou seja, que passaram fome, somaram 14,3 milhões. No relatório de 2022, o índice era de 21,1 milhões.

Os dados constam no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo” (Sofi, na sigla em inglês), que baseia o Mapa da Fome. Os números são referentes ao triênio 2021/2023. O documento foi divulgado às margens da reunião ministerial para estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro.

O relatório é elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em conjunto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mapa da fome

Apesar da recente melhora, o resultado não é suficiente para tirar o Brasil do Mapa da Fome neste terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para atingir a meta, é preciso que o país registre percentual de falta crônica de alimentos inferior a 2,5% da população durante três anos consecutivos.

Em 2023, o índice ficou em 3,9%. O país teria de ficar abaixo dos 2,5% já neste ano para que conseguisse sair do Mapa da Fome em 2026, ano de término do mandato do petista.

O Brasil deixou de figurar entre os países com piores índices de fome no mundo em 2014, mas voltou em 2022.

No ano passado, o governo federal lançou o Plano Brasil Sem Fome, que tem entre as metas tirar o país do Mapa da Fome até 2030. Para atingir o objetivo, o governo implementou mudanças na política de valorização do salário mínimo e investiu na ampliação do Bolsa Família.

Fome no mundo

O relatório aponta ainda que cerca de 733 milhões de pessoas passaram fome em 2023. A situação é pior na África, que registrou aumento de 20,4% no percentual da população que passa fome. Já a América Latina apresentou progresso, com apenas 6,2% da população em situação de insegurança alimentar.

As organizações alertam que o mundo tem falhado em alcançar a meta de zerar a fome até 2030, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Caso o cenário se mantenha, o número de pessoas cronicamente subnutridas pode chegar a 582 milhões em 2030.

Com informações do Metrópoles

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade