Novo tipo de roubo zera contas bancárias
Um novo crime tem preocupado ainda mais as autoridades brasileiras. Nas últimas semanas de junho, o Procon São Paulo notificou três marcas de celulares e mais de 10 instituições financeiras. A nova modalidade preocupa, pois além do roubo dos celulares, as contas bancárias também estão sendo zeradas.
Mas como isso acontece? Através dos celulares desbloqueados, os criminosos são capazes de transferir dinheiro dos apps bancários instalados no dispositivo. E o que mais preocupa as autoridades, é que mesmo os apps necessitando de algum tipo de confirmação (seja por meio de e-mail ou celular), os bandidos ainda sim consigam realizar o saque por ter todas as informações necessárias na palma de suas mãos.
Gustavo Monterio, CEO da Allowme, empresa especializada em proteção de identidade via smartphones explica que os criminosos podem ter acesso as contas bancárias de algumas formas, são elas:
“Quando o celular está desbloqueado e com aplicativos financeiros abertos por qualquer motivo, quando o criminoso deduz a senha, não necessariamente apenas porque o cliente deixou a senha no bloco de notas, mas porque o criminoso vai buscando informações dentro do celular — checa o e-mail, por exemplo, e pode pedir uma solicitação de recuperação de senha através do próprio e-mail”.
Você pode tomar algumas medidas para evitar que aconteça esse tipo de transtorno. Por exemplo: Evitar andar na rua ou no carro com o celular na mão, não deixar senhas anotadas em apps de notas, não utilizar o recurso “salvar senha” e não repetir a mesma senha em diversos aplicativos. Caso seu celular seja roubado, informe imediatamente seu banco (não deixe de documentar esse feito) e faça um boletim de ocorrência.