Moradores do Conjunto Pérola, em Boa Vista, recebem atendimentos jurídicos e serviços sociais por meio da Carreta dos Direitos, iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), a partir desta segunda-feira (9) até sexta-feira (13), das 8h às 14h, na Avenida A, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jan Roman Wilt.
O projeto itinerante tem como foco ampliar o acesso da população aos serviços da Defensoria Pública, especialmente em áreas com grande demanda por atendimento e com população em situação de vulnerabilidade social.
Áreas de maior procura
Dentro da estrutura da DPE, são realizados atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, além da Câmara de Conciliação. De acordo com o coordenador da Defensoria Itinerante, Régis Braga, os casos relacionados ao direito de família concentram a maior procura.
“A área de família concentra a maior parte dos atendimentos, o que reforça a importância de estarmos presentes nessas comunidades”, disse.
Atuação integrada
Além dos serviços da DPE, a Carreta dos Direitos reúne parceiros que ampliam o atendimento à população. O Instituto de Identificação da Polícia Civil realiza a emissão da carteira de identidade. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) presta orientações sobre direitos trabalhistas, cálculos de FGTS e procedimentos para reclamações. O Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede-RR) também participa da ação.
Acesso aos serviços
Para ser atendido, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG ou outro documento oficial com foto, CPF e comprovantes de residência e renda, quando houver. Em atendimentos que envolvem crianças e adolescentes, o responsável deve apresentar a documentação do menor.



