A Polícia Federal inaugurou nesta quinta-feira (12) as novas instalações da delegacia em Pacaraima, município localizado na fronteira entre Roraima e Venezuela. O diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, participou da cerimônia.
Com a nova estrutura, estarão disponíveis serviços de emissão de passaporte, regularização migratória para entrada e saída do Brasil, pedidos de residência e de refúgio e renovação dessas solicitações.
A delegacia foi criada em 21 de outubro de 2008. As obras de reforma começaram em janeiro de 2019 e custaram cerca de R$ 9 milhões. O prédio reformado possui áreas específicas para atendimento ao público, setores administrativos e policiais, academia para atividade física e estacionamento amplo.
A localização da unidade é considerada estratégica devido ao fluxo migratório intenso com a Venezuela. De acordo com a PF, essa dinâmica exige controle constante da migração e organização dos serviços relacionados ao trânsito de estrangeiros no território nacional.
Durante o evento, o diretor-geral destacou a importância das parcerias institucionais, especialmente nas regiões de fronteira.
“Sem parceria, não há avanços no combate ao crime organizado. Nossa atuação é alicerçada na cooperação com as agências de segurança, o que embasa os avanços e bons resultados que estamos vivenciando na segurança pública, sobretudo no enfrentamento ao crime organizado”, afirmou.
Ele acrescentou que, em Roraima, o trabalho é desenvolvido com “ética, eficiência, imparcialidade, inovação e integridade”, reforçando que a instituição atua “com o rigor da lei”.
O superintendente da PF em Roraima, Ronaldo Guilherme Campos, disse que a inauguração representa o fortalecimento da presença do Estado na região de fronteira.
“Esta entrega representa mais do que a conclusão de uma obra física: simboliza a afirmação da presença do Estado brasileiro em uma das regiões mais sensíveis do território nacional”, declarou.



