Representantes do Ministério Público de Roraima (MPRR) acompanharam na noite de quarta-feira (17) o patrulhamento da Equipe de Verificação e Orientações Específicas (EVOE), ligada à Operação Acolhida, que atua com migrantes em situação de rua na capital. A ação foi divulgada nesta sexta-feira (19).
O objetivo da participação foi conhecer de perto a rotina da equipe militar responsável por abordar e monitorar pessoas que vivem nas ruas, especialmente migrantes venezuelanos que não estão em abrigos.
Os promotores André Paulo dos Santos Pereira, Lucimara Campaner, Valdir Aparecido de Souza e Joaquim Eduardo dos Santos participaram da visita, que incluiu uma apresentação do trabalho da Operação Acolhida e, em seguida, a saída a campo com militares e o general José Luís dos Santos.
“A EVOE é essencial no apoio a pessoas que, por diferentes razões, não estão em abrigos. É um trabalho delicado, mas necessário”, avaliou o promotor André Pereira.
O MPRR também reforçou que o Grupo de Atuação Especial de Vítimas, Minorias e Direitos Humanos (GAEVI) tem entre seus focos o atendimento a pessoas em situação de rua, promovendo ações em conjunto com instituições públicas para garantir acesso a direitos básicos.
Em agosto, o MPRR também recomendou à Prefeitura de Boa Vista que tomasse medidas para retirar crianças e adolescentes da mendicância nas ruas, alertando para os riscos de exploração, evasão escolar e vulnerabilidade.