A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta semana a inclusão de 275 novos blocos de exploração de petróleo e gás no edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC). Entre eles estão dois blocos localizados na Bacia do Tacutu, em Roraima, oferecidos pela primeira vez ao mercado.
A medida, que ainda será submetida a audiência pública em 9 de outubro, poderá elevar para 451 o número total de blocos disponíveis no processo. Segundo a ANP, os dois blocos em território roraimense estão entre os ativos considerados promissores, especialmente após descobertas recentes do lado da Guiana, que compartilha parte da mesma bacia.
Marina Abelha, superintendente de Promoção de Licitações da ANP, destacou esse fator como um possível atrativo para investidores.
“Descobertas importantes foram feitas na porção da Bacia do Tacutu localizada na Guiana. Isso pode aumentar o interesse pelas áreas brasileiras”, disse.
Além de Roraima, a ANP incluiu blocos em outras bacias terrestres, como Recôncavo (BA), Potiguar (RN), Parnaíba (MA/PI), São Francisco (MG/BA) e Tucano Sul (BA). No offshore, os principais destaques são a Bacia de Santos (SP) e a do Ceará.
A ampliação do edital foi relatada pelo diretor Pietro Mendes, que enfatizou que nenhuma regra da concessão foi alterada, apenas a lista de ativos. A proposta ainda dependerá da aprovação final dos diretores após a audiência pública.
Com informações da Agência Infra