quinta-feira, outubro 16, 2025
spot_img
HomeECONOMIANova rota: transporte por balsas reduz custos e poluição na exportação de...

Nova rota: transporte por balsas reduz custos e poluição na exportação de soja de Roraima

O novo corredor hidroviário inaugurado em Roraima para escoamento da soja deve reduzir em até 35% as emissões de gases de efeito estufa na comparação com o transporte rodoviário, além de cortar custos operacionais e aliviar o tráfego nas estradas do Estado.

A primeira operação foi realizada na sexta-feira (10), com saída da estação de transbordo em Caracaraí, no sul de Roraima. A carga seguiu pela BR-174 até o rio Branco, de onde embarcou em balsas que seguiram até Manaus (AM), pelo rio Negro, e depois até o porto de Itacoatiara (AM), já no rio Amazonas, onde foi exportada.

Cada balsa tem capacidade para transportar o equivalente a 40 caminhões, ou cerca de duas mil toneladas por viagem. Com o novo modelo, cerca de 74% do trajeto rodoviário foi substituído pelo fluvial, o que reduz o desgaste nas estradas e os custos com manutenção e combustível.

A operação ocorre conforme o regime de cheias do rio Branco, aproveitando as condições naturais da região para tornar viável o transporte ao longo de aproximadamente 900 quilômetros por água até o terminal portuário.

Além da soja, o corredor permite o envio de insumos como calcário e fertilizantes em sentido inverso, o que pode reduzir os custos de produção e beneficiar pequenos agricultores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade