O Brasil reabriu a fronteira com a Venezuela, que estava mais de um ano fechada. Porém, essa reabertura terá algumas limitações, contando com o número de apenas 50 pessoas por dia que poderão passar do país venezuelano para o brasileiro, segundo a Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, a reabertura da fronteira visa receber pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado pela crise humanitária e que agora poderão receber assistência emergencial de acolhimento e regularização migratória.
O migrante venezuelano que chega ao Brasil origina de uma parcela da população mais vulnerável, onde tentam melhor a qualidade de vida em outros territórios. A fronteira aberta em 2020, cerca de 1.000 venezuelanos entravam por dia no Brasil.
Sobre o número de venezuelanos que já atravessaram a fronteira, o especialista cita dados do projeto do governo Acolhida, que foi responsável pela interiorização de aproximadamente 51 mil venezuelanos em 675 municípios brasileiros. Por conta do programa, de 360 famílias interiorizadas, 77% já conseguiram emprego e melhores condições de viver no país.



