O Dia dos Pais de 2025 promete ser o mais movimentado para o comércio roraimense em 20 anos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com dados da Fecomércio/RR, estima que o varejo estadual movimente cerca de R$ 16,8 milhões durante o período. Se confirmada, a marca será a maior desde 2005.
O crescimento projetado é de 2,5% em relação ao ano passado, impulsionado pela recuperação da economia local, especialmente do mercado de trabalho.
“O cenário de aumento na confiança empresarial tem ajudado no planejamento das ações comerciais para datas comemorativas como esta”, afirmou o presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos.
O setor de vestuário lidera a intenção de compra, com previsão de R$ 6,9 milhões em vendas. Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar (20,1%), seguidos por utilidades domésticas (16,1%).
Por outro lado, a inflação também afeta os preços da data. A cesta de produtos típicos do Dia dos Pais deve subir 5,8%, superando o IPCA acumulado de 5%. Produtos como alimentação fora de casa, livros e perfumes devem encarecer mais, enquanto televisores, bebidas alcoólicas e celulares devem ficar mais baratos.