Uma carga com mais de quatro toneladas de frutas sem controle sanitário foi apreendida nesta semana em Roraima, na barreira agropecuária de Jundiá. Os produtos eram transportados ilegalmente em um caminhão que levava madeira como fachada.
No total, foram apreendidas 2,5 toneladas de coco, uma tonelada de banana e 850 quilos de laranja. A carga seria levada de Roraima para o Amazonas, sem documentação exigida para transporte entre estados.
A apreensão foi feita pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), com apoio da Polícia Militar de Roraima e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo a fiscalização, o carregamento apresentava riscos de contaminação por pragas como a sigatoka negra, principalmente porque as bananas estavam em cachos.
“Esse tipo de transporte irregular é uma ameaça à produção agrícola e precisa ser combatido com firmeza”, declarou Sivandro Campos, técnico da Adaf.
Desde 2023, Roraima está sob restrições impostas pelo Mapa para o transporte de frutas que podem ser hospedeiras da mosca-da-carambola, praga identificada no Estado.