O governo federal autorizou nesta quinta‑feira (8) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, no norte de Roraima, por 90 dias. A ação, determinada por portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tem como objetivo apoiar os órgãos estaduais de segurança diante da situação de instabilidade na Venezuela.
Segundo o texto oficial, os agentes da FNSP atuarão em atividades consideradas imprescindíveis à manutenção da ordem pública e à proteção de pessoas e do patrimônio. A portaria estabelece que o efetivo a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional, órgão vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do ministério.
A medida ocorre em meio à crise política e militar na Venezuela desencadeada após ataques e a captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira‑dama, Cilia Flores, pelos Estados Unidos no último sábado (3). A proximidade entre o território venezuelano e Roraima, especialmente pela rodovia que liga Pacaraima ao Brasil, reforça a necessidade de reforço coordenado das forças de segurança.



