Tutores de animais de estimação em Roraima agora podem emitir gratuitamente a carteira de identidade dos seus pets. O serviço foi iniciado pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), por meio da Defensoria Itinerante, e está disponível em ações móveis e em unidade fixa em Boa Vista.
O lançamento ocorreu na sexta-feira (17), durante a Carreta dos Direitos, no bairro Nova Canaã. A iniciativa atraiu moradores da região, como a dona de casa Katiane Rodrigues, de 45 anos, que registrou sua cadela, Mel.
“Eu acho muito bom, porque fica mais próximo da gente. Assim não precisamos nos deslocar até os locais onde normalmente são feitos os atendimentos”, disse.
Cinthya Guivara, servidora da DPE-RR, explicou que o documento funciona como uma identidade para os pets.
“É um registro nacional que pode ser apresentado em consultas veterinárias, vacinação e viagens”, explicou.
O atendimento também chamou a atenção de quem passava pelo local. A pedagoga Joana da Silva, de 67 anos, levou seu gato, Pretinho, para ser cadastrado.
“No começo, até pensamos que era uma ação de vacinação, mas depois vimos que era para identificação dos animais, o que também é muito importante”, contou.
O serviço segue disponível na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE-RR, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, número 613, no Centro de Boa Vista. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Para solicitar o documento, é necessário apresentar RG, CPF, uma conta no Gov.br e informações completas sobre o animal, incluindo nome, raça, cor, data e local de nascimento, além de uma foto digital do pet.