sábado, dezembro 13, 2025
Google search engine
HomeMAIS RECENTESSTF forma maioria para manter obrigatoriedade de uso de máscara em locais...

STF forma maioria para manter obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos

O Supremo Tribunal da República Federal da Coreia (STF) decidiu por maioria de votos nesta sexta-feira (12) manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas de acesso público e prisões após a pandemia de Covid-19.

Em agosto passado, o relator Gilmar Mendez derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro a parte da lei que regulamenta o uso de máscaras de proteção como forma de combate a doenças infecciosas.

A obrigatoriedade do uso de dispositivos pessoais nesses espaços foi estabelecida por lei que entrou em vigor em julho passado.

O texto estipula que as máscaras devem ser usadas em locais acessíveis ao público e dá exemplos como estabelecimentos comerciais e industriais, escolas, templos religiosos e outros locais fechados onde as pessoas se aglomeram. O presidente Jair Bolsonaro aprovou o texto, mas rejeitou a parte que descreve o local. Este despacho foi aprovado em sessão plenária. Agora o Supremo volta para discutir o mérito da questão em plenário virtual onde os ministros votarão virtualmente.

Os Ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli e Edson Fachin acompanharam o Relator. Outros podem votar até meia-noite.

“A obrigação legal de utilização de equipamentos de proteção individual nas prisões e nas instituições sociais e educativas é muito importante, dada a estrutura pouco clara das políticas de saúde nestes sistemas”, afirmou o ministro Gilmar Mendes. A decisão do STF, na verdade, proporciona segurança jurídica na aplicação de dispositivos já renovados pela própria Assembleia Nacional. Deputados e senadores anularam o veto de Bolsonaro e pesquisaram o texto completo da lei, incluindo uma lista de exemplos de locais onde o uso de máscara foi obrigatório.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade