sábado, outubro 11, 2025
spot_img
HomeMEIO AMBIENTEIndústria em Roraima é flagrada com 120 m³ de castanheira, espécie de...

Indústria em Roraima é flagrada com 120 m³ de castanheira, espécie de corte proibido

Uma serraria localizada em Roraima foi flagrada com 120 metros cúbicos de madeira da espécie castanheira (Bertholletia excelsa), cujo corte é proibido por lei federal desde 2006. A irregularidade foi descoberta por agentes do Ibama durante ações da Operação Maravalha, realizada esta semana no Estado.

Além das toras armazenadas, também foram encontrados fragmentos e resíduos da mesma madeira no local, indicando que a castanheira já vinha sendo processada pela indústria. Como consequência, a empresa teve suas atividades embargadas e a madeira ilegal foi apreendida.

A castanheira é protegida pelo Decreto Federal nº 5.975/2006, que proíbe seu uso comercial devido à importância ecológica da espécie.

Segundo o Ibama, a operação também apurou fraudes no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Ao todo, 430 metros cúbicos de madeira sem comprovação de origem foram apreendidos e 3.200 metros cúbicos de créditos florestais foram cancelados por suspeita de fraude.

As ações resultaram em R$ 1,43 milhão em multas aplicadas no Estado. A Superintendência do Ibama em Roraima informou que continuará com o monitoramento do setor para conter atividades ilegais na cadeia madeireira.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade