sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeMEIO AMBIENTESenador vê Roraima como nova fronteira estratégica para exploração de terras raras

Senador vê Roraima como nova fronteira estratégica para exploração de terras raras

A recente identificação de rochas e argilas com alta concentração de terras raras no município de Caracaraí, sul de Roraima, pode transformar o Brasil em uma potência global no setor, segundo afirmou o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), nesta quarta-feira (3), durante pronunciamento no Plenário.

A descoberta ocorreu no Complexo Minerário Barreira, uma área privada de mais de 100 mil hectares estudada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os primeiros resultados indicam que o local pode conter a maior concentração de terras raras do mundo, com índices até cinquenta vezes superiores aos depósitos convencionais.

“Chegou a vez de Roraima e do Brasil entrarem nesse novo ciclo de riqueza e protagonismo internacional”, afirmou Mecias, comparando o momento atual da Região Norte a outros ciclos econômicos históricos do país.

O senador ressaltou ainda que o local está longe de áreas indígenas e de preservação, o que minimiza impactos ambientais e sociais. Ele defendeu que o governo federal adote uma postura estratégica sobre o tema, impedindo que os recursos sejam tratados como simples mercadorias de exportação.

As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como celulares, turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de defesa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade