sábado, outubro 11, 2025
spot_img
HomePolíciaDois homens são presos por transportar aves com documentos falsificados em Rorainópolis

Dois homens são presos por transportar aves com documentos falsificados em Rorainópolis

Dois homens foram presos na terça-feira (23) no posto de fiscalização do Jundiá, em Rorainópolis, após serem flagrados transportando 41 aves ornamentais com documentos falsificados. A apreensão foi realizada durante uma ação de rotina da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), em parceria com a Adaf, do Amazonas.

Durante a fiscalização de um veículo particular, fiscais constataram que a Guia de Trânsito Animal (GTA) estava adulterada e o atestado sanitário apresentado era falso. O documento original, emitido em 2024, teve informações alteradas como o destino, o nome do proprietário e até o número do CPF.

“A guia de trânsito original era de 2024 e foi adulterada em diversos campos, incluindo o atestado sanitário”, informou a médica veterinária e fiscal agropecuária da Aderr Yngrid Mota.

O dono das aves foi preso e deve responder judicialmente por falsificação de documento público, conforme o Código Penal Brasileiro (CPB). As aves foram apreendidas e a carga considerada ilegal.

Risco sanitário

A circulação de animais sem controle sanitário representa um risco direto à saúde pública e à sanidade animal. Um dos maiores temores é a entrada da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), uma doença altamente contagiosa e com potencial de causar grandes prejuízos à avicultura.

A fiscalização contínua busca evitar que situações como essa comprometam o controle sanitário em Roraima. A operação teve apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade