Thiago Lopes, condenado a mais de 18 anos de prisão por roubo armado, foi recapturado nesta segunda-feira (8) na região de garimpo Marudir, na Guiana. Ele estava foragido desde 27 de novembro de 2024, quando fugiu da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) pulando o muro da unidade.
A prisão ocorreu após uma tentativa de homicídio na localidade. Detido pela polícia guianense, Lopes, de 23 anos, foi conduzido até a cidade de Lethem e entregue à Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFron), que acionou a Dicap.
De acordo com Osny Siqueira da Costa, chefe da Divisão de Captura (Dicap), o criminoso foi preso com 19 anos e condenado por quatro assaltos com uso de arma de fogo, sendo especialista em roubo de caminhonetes, principalmente da marca Toyota.
Depois de dois anos de prisão, ele obteve progressão para o regime semiaberto e, mais tarde, livramento condicional. Porém, voltou a delinquir, e teve o benefício suspenso automaticamente.
Segundo o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Hércules Pereira, a recaptura foi fruto de trabalho de inteligência conjunto entre forças de segurança brasileiras e guianenses, com apoio direto da GCMFron de Bonfim.