Uma quadrilha que fingia ser formada por policiais civis para aplicar golpes e cometer furtos foi desarticulada pela Polícia Civil de Roraima. Três dos quatro investigados já estavam presos por outros crimes e tiveram os novos mandados de prisão preventiva cumpridos dentro do sistema prisional. Um quarto homem, que segue foragido, é procurado pelas autoridades.
Segundo a investigação conduzida pela equipe do 4º Distrito Policial, com apoio do setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o grupo praticava abordagens ilegais simulando operações policiais legítimas. A quadrilha invadia pontos de tráfico e subtraía bens, como dinheiro, drogas e celulares.
O líder do grupo, de 40 anos, usava uma identidade falsa: se apresentava como “delegado Adriano da DRE [Delegacia de Repressão a Entorpecentes]”, usava colete balístico, distintivos dourados falsificados e portava armas para dar aparência oficial às ações.
O caso que deu início à investigação ocorreu em julho deste ano, quando um adolescente teve o celular roubado por falsos policiais. O aparelho foi recuperado. A polícia agora investiga outros crimes atribuídos ao grupo, que somam mais de 50 ocorrências registradas. A apuração continua em nova fase para identificar outros envolvidos e responsabilizar todos os integrantes da organização criminosa.