A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (1º) uma operação em Iracema, no sul de Roraima, e Boa Vista para investigar suspeitas de compra de votos nas eleições locais. A prefeita Marlene Saraiva e o ex-prefeito Jairo Ribeiro, ambos do Republicanos, estão entre os principais alvos da ação, batizada de Operação Voto de Cabresto.
De acordo com a PF, cerca de R$ 400 mil foram distribuídos por meio de empresas de fachada. O dinheiro era transferido via Pix para candidatos da base política da prefeita, que, por sua vez, repassavam valores a eleitores em troca de votos.
As apurações revelam também que parte dos pagamentos foi feita em espécie. Para garantir que o voto fosse cumprido, eleitores eram coagidos a registrar, em vídeo, o momento em que votavam, violando o sigilo do sufrágio.
Além de Marlene e Jairo, dois vereadores reeleitos e um cunhado da prefeita foram alvo dos dez mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã.
A Polícia Federal afirmou que a operação tem como objetivo garantir a lisura das eleições e proteger as instituições democráticas.