A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (19), a Operação Trono de Ferro para desarticular um esquema de exploração e venda ilegal de cassiterita com atuação em Roraima, Amapá e na Venezuela.
Foram cumpridos 35 mandados judiciais, entre eles nove de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, nas cidades de Boa Vista, Macapá, Manaus, São Paulo, São João del-Rei e Joinville.
Além das prisões e buscas, a Justiça Federal autorizou o bloqueio de cerca de R$ 405 milhões em bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Segundo a investigação, o grupo utilizava permissões de lavra garimpeira e documentos fiscais fraudulentos para dar aparência de legalidade ao minério extraído em áreas clandestinas. Empresas de fachada também eram usadas para ocultar a origem dos recursos.
A PF estima que aproximadamente R$ 400 milhões em cassiterita de origem ilegal tenham sido inseridos no mercado formal. Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e usurpação de bem da União.



