A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Rosa Parks, que teve como alvo o estudante de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Fábio Felipe dos Santos Nogueira. Ele é investigado por racismo e incitação à discriminação em redes sociais.
Durante a ação, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do estudante, autorizado pela Justiça Federal. O objetivo foi reunir provas complementares e impedir a continuidade das publicações ofensivas.
As investigações identificaram pelo menos 45 postagens com conteúdo discriminatório atribuídas ao estudante, com ataques a grupos étnico-regionais, de gênero, orientação sexual e religiosos. As denúncias foram feitas por colegas de curso e pelo Centro Acadêmico, e resultaram no afastamento de Fábio das atividades ainda durante o processo investigativo.
Por meio de nota, o estudante reconheceu que suas postagens foram “inadequadas”.
Símbolo dos direitos civis
O nome da operação é uma referência a Rosa Louise McCauley (1913-2005), mais conhecida como Rosa Parks, uma ativista negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.