Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio do 1º Distrito Policial (1º DP), com o apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um empresário de 27 anos, investigado por extorsão qualificada de uma idosa de 67 anos e por coagir a vítima durante as investigações.
Segundo o inquérito policial, o empresário atua no ramo de veículos automotores e estaria cobrando uma dívida que não estava vencida de um homem, filho da vítima. Para pressionar o pagamento, o suspeito teria ameaçado matar o filho da idosa. Além disso, ele teria ido diversas vezes à casa dela, ao local de trabalho da nora e até ao sítio da família.
Diante das ameaças, a idosa chegou a fazer transferências bancárias para a conta do empresário, na tentativa de evitar problemas maiores. Quando percebeu que as investigações avançavam, o jovem passou a pressionar a vítima para que ela retirasse a denúncia contra ele, configurando coação no curso do processo.
O delegado responsável pelo caso, Vinícius Souza, ressaltou que a operação foi o resultado de um trabalho minucioso de investigação.
“O investigado tentou, por várias formas, obstruir as apurações, inclusive tentando mudar a versão da vítima. A operação de hoje teve como objetivo recolher novos elementos de prova e interromper o ciclo criminoso”, afirmou.
Durante a ação, os policiais apreenderam um aparelho celular e uma arma de fogo em posse do investigado. O material será enviado para perícia, e as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.