O major da Polícia Militar de Roraima Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso nesta quinta-feira (25) durante a Operação Ilíria, da Polícia Civil, que investiga um esquema de exploração sexual de adolescentes em Boa Vista. O caso envolve suspeitos que ocupam cargos públicos e usavam sua posição social para atrair vítimas com idades entre 14 e 16 anos.
Um jovem de 20 anos, namorado do oficial, também teve prisão decretada, mas não foi encontrado e continua foragido. Segundo as investigações, ambos participavam de festas onde menores de idade recebiam bebidas alcoólicas e entorpecentes em troca de favores sexuais.
Coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Também são alvos um agente da Polícia Civil, um gerente comercial e um analista judiciário.
“É uma investigação séria, que busca proteger adolescentes vulneráveis de um grupo que usava influência e poder para cometer crimes”, afirmou o delegado Matheus Rezende.
O major foi preso ao desembarcar de um ônibus vindo do Amazonas, na Rodoviária Internacional de Boa Vista. Ele foi levado à sede da DPCA e, em seguida, apresentado à Justiça.