segunda-feira, setembro 8, 2025
spot_img
HomePolíciaSuspeito de liderar invasões de terras em Roraima é preso; famílias humildes...

Suspeito de liderar invasões de terras em Roraima é preso; famílias humildes eram usadas para ocupar propriedades

Um homem de 32 anos foi preso no sábado (6) em Rorainópolis, no sul de Roraima, por liderar ações de invasão de propriedades rurais, de acordo com a Polícia Civil. A detenção foi resultado de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Caracaraí, onde ele já era investigado por diversos crimes.

As acusações incluem estelionato, associação criminosa, esbulho possessório, ameaça e porte ilegal de arma de fogo. A investigação, iniciada há cerca de três meses, identificou o homem como articulador de ocupações irregulares em áreas rurais, especialmente em Caracaraí.

Segundo o delegado Bruno Gabriel, o suspeito e outros envolvidos se aproveitavam da vulnerabilidade de famílias humildes para montar acampamentos e invadir propriedades ocupadas.

“Eles manipulam essas pessoas com falsas promessas de posse legal de terras, lucrando com contribuições financeiras e usando a causa da reforma agrária como fachada”, explicou.

A operação foi coordenada por forças de segurança estaduais, incluindo a Polícia Civil, o Departamento de Inteligência (Deint) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Polícia Militar. As autoridades já monitoravam a presença do suspeito em Rorainópolis durante o feriado da Independência, período em que havia indícios de possíveis novas ações de ocupação.

“A ação rápida e coordenada foi decisiva para o cumprimento do mandado, prevenindo conflitos e garantindo a ordem pública na zona rural”, disse o delegado Rick da Silva e Silva. “Esse tipo de articulação criminosa fragiliza a segurança no campo e compromete o direito à propriedade garantido pela Constituição.”

Durante o interrogatório, o homem negou intenção de promover invasões, alegando que sua atuação era voltada à formação de um “crédito fundiário” via contribuições voluntárias. Também disse que o MST não possui líderes formais, e que a responsabilidade por definir áreas de assentamento é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ele foi encaminhado à audiência de custódia nesta segunda-feira (8).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade