quarta-feira, novembro 12, 2025
Google search engine
HomePolíticaDenarium pode ter mandato cassado por abuso de poder com retomada de...

Denarium pode ter mandato cassado por abuso de poder com retomada de julgamento nesta terça

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (11) o julgamento que pode cassar o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o vice, Edilson Damião (Republicanos). A ação aponta abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

O julgamento havia sido interrompido em agosto, quando o ministro André Mendonça pediu vista. Ele liberou o processo para análise na quarta-feira (5). O TSE espera que Mendonça conclua seu voto, que pode se somar ao da relatora, ministra Isabel Gallotti, que votou pelo afastamento de Denarium e Damião e determinou novas eleições no estado.

A acusação envolve o uso de programas sociais voltados à alimentação e moradia com caráter eleitoreiro, transferência irregular de recursos a municípios e desvio de publicidade institucional para promoção pessoal. Denarium já foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima antes de recorrer ao TSE.

A defesa do governador afirma que os programas sociais não tiveram irregularidades e que a transferência de recursos aos municípios respeitou a legislação, sem finalidade eleitoral.

O parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, enviado ao TSE em junho de 2024, recomenda a cassação do governador com inelegibilidade de oito anos. Segundo o Ministério Público, os programas “Cesta da Família” e “Morar Melhor” foram criados em ano eleitoral com intenção política, e a distribuição de recursos e publicidade institucional configuraria abuso de poder econômico e político.

Com informações de InfoMoney

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade