sábado, setembro 6, 2025
spot_img
HomePolíticaDurante evento em Minas, Lula promete visitar Terra Indígena Yanomami em Roraima

Durante evento em Minas, Lula promete visitar Terra Indígena Yanomami em Roraima

Durante cerimônia em Belo Horizonte nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende visitar a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A região enfrenta uma crise humanitária desde 2023, agravada pela presença do garimpo ilegal, desassistência médica e surtos de doenças como malária.

Lula disse que a visita está sendo planejada, mas não anunciou data. O deslocamento até a região é considerado difícil.

“É uma viagem de mais de 500 quilômetros selva adentro em Roraima. Não tem como ir de barco, não tem como ir de estrada, porque não tem estrada. E nós vamos”, afirmou.

A declaração foi feita durante o lançamento do programa Gás do Povo, ao lado do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem Lula convidou para acompanhá-lo.

“Dizem que é perigoso ir lá. Eu vou, porque aqueles indígenas estavam no Brasil antes de os portugueses chegarem aqui, então nós temos a obrigação de tratá-los com respeito. Eles são brasileiros, e o presidente da República tem que estar lá com eles”, acrescentou.

Desde janeiro de 2023, o governo federal coordena uma força-tarefa interministerial na área, após decretar estado de emergência. Houve redução no número de mortes, mas altas taxas de desnutrição e doenças persistem, segundo relatos de lideranças indígenas, que cobram mais ações do governo.

Com informações do Correio Braziliense

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade