As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista começaram a aplicar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A medida busca reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.
Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é um dos principais agentes de infecções respiratórias graves na infância, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
A vacina foi incluída recentemente no calendário nacional de imunização. Conforme explicou o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Romildo Azevedo, a proteção ocorre de forma indireta.
“A gestante produz anticorpos após a vacinação e transfere essa proteção para o bebê ainda durante a gestação”, disse.
O esquema de imunização das gestantes também inclui a proteção contra a gripe, que pode ser aplicada em qualquer idade gestacional, e a dTpa (tríplice bacteriana acelular), indicada a partir da 20ª semana, com cobertura contra difteria, tétano e coqueluche, além do imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
Stephany Tais, grávida pela segunda vez, buscou atendimento na UBS Pricumã para atualizar a vacinação.
“Eu faço o acompanhamento todo pela unidade da minha referência. Sempre fui bem atendida”, relatou.



