quarta-feira, novembro 5, 2025
Google search engine
HomeRORAIMACasos de dengue caem em Roraima, mas ministério alerta para continuidade da...

Casos de dengue caem em Roraima, mas ministério alerta para continuidade da prevenção

Roraima registrou uma redução de 32% nos casos prováveis de dengue em 2025, mas o Ministério da Saúde mantém o alerta e reforça a importância de manter as ações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Na segunda-feira (3), a pasta lançou a campanha nacional “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, voltada à mobilização da população e anunciou R$ 183,5 milhões para ampliar o uso de novas tecnologias de controle em todo o país.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a queda nos números não significa que o risco tenha passado.

“Mesmo com essa melhora, não podemos baixar a guarda. A dengue continua sendo a principal endemia do país, e o impacto das mudanças climáticas amplia o risco de transmissão em regiões onde antes o mosquito não existia”, disse.

Em Roraima, foram notificados 457 casos prováveis até o momento, contra 676 no mesmo período do ano passado. O Estado confirmou duas mortes em 2025, enquanto em 2024 não houve registros. No Brasil, os casos somam 1,6 milhão, uma queda de 75% em relação ao ano anterior.

O Ministério da Saúde também anunciou o Dia D da Dengue, marcado para sábado (8), e o novo mapeamento entomológico, que aponta áreas de risco em mais de 3 mil municípios. Entre as tecnologias de controle vetorial estão o método Wolbachia, as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL), a técnica do inseto estéril e a borrifação residual intradomiciliar.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade