sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomePolíticaCPI da Grilagem ouve posseiros sobre conflitos fundiários na região do Rio...

CPI da Grilagem ouve posseiros sobre conflitos fundiários na região do Rio Pretinho, em Rorainópolis

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Grilagem ouviu, nesta quarta-feira (26), depoimentos de 25 famílias que alegam sobreposição de áreas na região do Rio Pretinho, em Rorainópolis, no sul de Roraima. Elas afirmam que uma família reivindica propriedades já ocupadas por dezenas de posseiros.

A audiência ocorreu na Câmara Municipal e reuniu moradores e os deputados Jorge Everton (União), Armando Neto (PL), Renato Silva (Podemos) e Neto Loureiro (PMB).

O presidente da Cooperativa EcoAgro, Valmir Evaristo de Andrade, disse que os posseiros iniciaram o loteamento em 2017 após verificarem que não havia registro formal da gleba em órgãos públicos. A documentação de posse foi apresentada em 2018. Em 2022, a área foi transferida para o estado.

Ele relatou que a região é de difícil acesso e que, por causa do inverno rigoroso, não foi possível iniciar benfeitorias. Ainda assim, conforme afirmou, os cooperados abriram 48 km de ramal e construíram uma ponte de 60 metros com recursos próprios. Andrade relatou ameaças após a entrada de outra família na área em 2025.

“O grau de dificuldade é muito grande. O rio Pretinho está impossibilitado para navegação. Precisamos de tranquilidade para planejar o futuro”, disse.

Outros moradores relataram sensação de insegurança e dificuldades para investir. Nesta semana, técnicos do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) fizeram vistoria na Gleba Rio Pretinho acompanhados pela cooperativa.

Criada em fevereiro, a CPI investiga ocupações irregulares de terras públicas e possíveis grupos criminosos envolvidos em grilagem, com base em denúncias do Ministério Público de Contas (MPC).

O deputado Jorge Everton afirmou que a questão é complexa e que conversará com o Iteraima. Já o relator Renato Silva sustentou que, pelas informações apresentadas, os ocupantes não têm direito à área e sugeriu que o estado retome o território e crie um assentamento familiar.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade