domingo, junho 22, 2025
spot_img
HomeGERALMPRR recomenda que loja retire das redes sociais propaganda voltada ao público...

MPRR recomenda que loja retire das redes sociais propaganda voltada ao público infantil protagonizada por menina de quatro anos

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, expediu recomendação para a empresa Bemol S.A a fim de que retire das suas redes sociais vídeo dirigido ao público infantil com o intuito de persuadi-lo ao consumo de produtos e serviços.

A protagonista da propaganda é filha da influenciadora digital Deborah Gurgel. De acordo com a recomendação, publicada no Diário Oficial do MPRR desta terça-feira (22), no vídeo a menina, de 4 anos, ensina as crianças como convencer os pais a comprarem presentes, o que viola a Resolução nº 163, de 13/03/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que considera abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de incitar o consumo de qualquer produto ou serviço.

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Adriano Ávila, explica que o Código de Defesa (CDC) também estabelece como propaganda abusiva a publicidade que se aproveita da falta de experiência da criança para induzir o consumidor.

“Além disso, as políticas públicas da primeira infância preveem a proteção contra toda forma de pressão consumista e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica”, ressaltou o Ávila. 

Ainda conforme a recomendação, além de retirar a propaganda das redes sociais, a empresa também deverá se abster de publicar conteúdo publicitário dirigido ao público infantil.

A Bemol S.A deverá se adequar à recomendação no prazo de cinco dias e comunicar o cumprimento para a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments