sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeGERALNova balsa do Passarão, na zona rural de Boa Vista, deve atender...

Nova balsa do Passarão, na zona rural de Boa Vista, deve atender cerca de 200 comunidades indígenas

O governo de Roraima entregou neste fim de semana a nova balsa que faz a travessia no rio Uraricoera, na região do Passarão, zona rural de Boa Vista. A estrutura possui rebocador e balsa modernizados, equipamentos avançados de navegação, câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito.

A balsa foi adquirida pela Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e atenderá, direta e indiretamente, cerca de 200 comunidades indígenas dos municípios de Boa Vista e Normandia. Com capacidade de carga de 614 toneladas, a embarcação pode transportar, diariamente, até 300 veículos e 500 pessoas, garantindo um deslocamento com maior conforto e eficiência na região.

O governador Antonio Denarium (PP) salientou que a entrega do equipamento atende a uma demanda de mais de 30 anos das comunidades indígenas, dos produtores rurais e demais pessoas da região, que utilizam todo os dias a balsa para o deslocamento no trecho da RR-319 que passa pelo rio Uraricoera.

“Vai dar mais segurança aos passageiros e à travessia de motos, caminhonetes, caminhões e outros automóveis. Ela tem uma capacidade de lotação duplicada em relação à anterior. Temos a possibilidade de embarque de até 32 veículos de passeio por viagem”, disse.

Com capacidade de carga de 614 toneladas, embarcação pode transportar, diariamente, até 300 veículos e 500 pessoas – Foto: Divulgação/Secom

O vice-coordenador da Apir (Associação dos Povos Indígenas de Roraima), Cláudio Souza, destacou que a balsa atenderá, diretamente, 13 comunidades da região do baixo São Marcos, e, indiretamente, outras do médio e alto São Marcos e demais municípios, como Uiramutã e Pacaraima.

“Antes, a gente sofria, pois passava um, dois, três meses sem a balsa, que estava parada ou furada. Eu só agradeço, em nome de todos os povos da Terra Indígena São Marcos que usam o serviço no dia a dia, por essa nova, que trará benefícios para os agricultores, escolas e a saúde indígena. Enfim, vai trazer benefício para todos”, comemorou.

‘Rede do Bem’

Durante a inauguração da nova balsa do Passarão, foram entregues mil redes e mosquiteiros a 13 comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos, zona rural de Boa Vista. O público que recebeu o kit é formado por pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A meta da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), responsável pela iniciativa, é entregar 12 mil redes por meio do programa Rede do Bem.

Com informações do governo de Roraima

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade