A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam, nesta quarta-feira (29), uma operação para investigar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Roraima.
As investigações começaram a partir de uma denúncia anônima recebida pela Delegacia da PF em Pacaraima, que relatava irregularidades na fiscalização de produtos destinados à exportação. De acordo com a PF, servidores do Mapa atuavam em conluio com empresários do setor alimentício para cobrar propinas em troca de serviços públicos de inspeção.
Os valores obtidos ilegalmente eram repassados por meio de empresas de fachada e interpostas pessoas. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Boa Vista e Cuiabá (MT), além de medidas cautelares de afastamento de função pública, proibição de saída do país e bloqueio de bens que somam R$ 1,8 milhão.
A Justiça também determinou a suspensão das atividades da empresa que prestava serviços de fiscalização aduaneira em Roraima. A operação tem como objetivo interromper o esquema e reunir provas para aprofundar as investigações.



