quinta-feira, agosto 28, 2025
spot_img
HomeGERALÓrgãos estaduais unem forças para combater javaporcos em Roraima

Órgãos estaduais unem forças para combater javaporcos em Roraima

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) iniciaram uma cooperação para enfrentar o crescimento da população de javaporcos no Estado.

A reunião entre as instituições ocorreu nesta quarta-feira (27), na sede da Aderr, com foco em medidas de controle, manejo e fiscalização.

Estima-se que entre 15 e 20 mil javaporcos estejam espalhados pelo Estado, especialmente em Alto Alegre, Bonfim, Amajari, Cantá e zonas rurais de Boa Vista.

Os animais têm causado prejuízos à agricultura e representam risco à saúde pública, segundo informou Murilo Dias, responsável pelo Programa de Sanidade Suína da Aderr.

Além de destruir lavouras de milho, soja, algodão e cana, os javaporcos podem transmitir doenças como febre aftosa e raiva. A situação é agravada pela existência de híbridos — cruzamentos entre javalis e porcos domésticos — que apresentam maior resistência e rápida reprodução.

Levantamento do Sistema de Informação de Manejo de Fauna do Ibama mostra que os registros de abate cresceram de 32 em 2021 para mais de 250 em sete meses de 2023. Com a parceria, os órgãos estaduais pretendem intensificar as ações de controle e orientação a produtores.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade